quarta-feira, 19 de maio de 2010

Modelo de Celebração Matrimonial

Celebração Matrimonial

Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo
Boa noite a todos!

COM: É com grande alegria que estamos reunidos na casa do Senhor para testemunhar o enlace matrimonial de Maria das Graças e Alexandre, onde eles assumirão perante Deus o compromisso de uma vida de entrega, doação e ternura um pelo outro, constituindo em sua união uma nova família sob as bênçãos de Deus. Na simplicidade e no perfume de uma flor brota o amor. A florista Iviny Maria traz consigo flores que perfumarão esta união.
Entrada Florista
Música: ________________________________________

COM: Neste novo caminho é sempre bom contar com pessoas amigas dispostas a estender as mãos para caminhar sobre o desconhecido. Apoio e conselhos são sempre bem vindos na construção de um lar que deseja viver o verdadeiro amor. Recebamos com carinho os padrinhos, testemunhas desse amor.
Entrada dos Padrinhos
Música: ________________________________________

COM: O Senhor disse: “Não é bom que o homem esteja só”; então, deu-lhe uma companheira. Por isso, ele deixará seu pai e sua mãe e se unirá a sua mulher, e os dois serão uma só carne, um só coração. Recebamos o noivo Alexandre acompanhado de sua mãe Amélia, que o conduz a realização dos planos de Deus.
Entrada do Noivo
Música: ________________________________________

COM: Amar é acreditar que o sonho não é utopia distante, mas expressão da verdade concreta que geramos na esperança e hoje o sonho do amor se realiza em sacramento. Recebamos com alegria a noiva Maria das Graças conduzida por seus pais Transvaldo e Delma à presença de Deus e entregá-la aquele que será seu esposo.
Entrada da Noiva
Música: ________________________________________

ACOLHIDA
Por conta do celebrante

LITURGIA DA PALAVRA
COM: O mandamento do amor só se satisfaz quando chegamos a dar a vida um pelo outro a exemplo do próprio Deus a nos ensinar a se doar pelo irmão. Ouçamos com atenção a palavra de Deus.

I Leitura (Romanos 8, 31b-35, 37-39)
Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes, o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas? Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem os condenará? Pois é Cristo quem morreu ou, antes, quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós. Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. Porque estou certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor!
Palavra do Senhor.
AS. Graças a Deus

SALMO DE RESPONTA
Música: ________________________________________

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO
COM: Na vida a dois devemos ser luz no caminho um do outro e o amor nos ajuda a conviver de acordo a vontade de Deus. Com alegria aclamemos a Palavra que cura, salva e liberta.

EVANGELHO Mateus 5, 13a-16
Vós sois o sal da terra; e, se o sal for insípido, com que se há de salgar? Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas, no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai, que está nos céus.
Palavra da Salvação
Glória a vós, Senhor!

RITO SACRAMENTAL
Segue o folheto ou o livro

COM: O amor desconhece os limites da expressão. É criativo por natureza. Deixa o coração arder como fogo e festa. Por isso, cria símbolos que vão além da capacidade e interpretação das palavras. Neste momento Gabriela e Henrique trazem consigo o símbolo do compromisso e fidelidade entre Maria das Graças e Alexandre.
Entrada das Alianças
Música: ________________________________________

ORAÇÃO DA ASSEMBLEIA
COM: Irmãos e irmãs, Cristo prometeu atender-nos quando estivermos unidos no amor e na fé. Façamos neste momento nossas preces por este novo casal, pela nova família que vão construir, pelos casais aqui presentes e por todos nós aqui. Resposta: Senhor atendei a nossa prece!

Por Maria das Graças e Alexandre para que o Senhor conceda largamente um amor fiel e amadurecido na alegria e na dor, e assim o lar que hoje começam seja um ambiente onde haja sempre acolhida e calor humano, rezemos:
Pelos pais de Maria das Graças e Alexandre que souberam educar seus filhos para o amor, para o serviço e para a responsabilidade, a fim de que possam sentir sempre as alegrias que provêm da família, rezemos:
Por todas as famílias aqui presentes, para que sejam verdadeiras comunidades de amor e vida, sinais vivos da comunhão de pessoas que existem em Deus, rezemos:
Para que a celebração deste matrimônio nos leve a acreditar na força do amor que é eterno, porque vem de Deus, rezemos:
Para que compreendamos que é na família que se formam os verdadeiros cidadãos, construtores de um mundo de fraternidade, justiça e alegria, rezemos:

BENÇÃO NUPCIAL

COMUNHÃO
Música: ________________________________________

RITOS FINAIS
COM: O amor se fundamenta, cresce e se realiza na família. Assim como na Família de Jesus, desejamos que o amor e a doação estejam presentes na vida de Maria das Graças e Alexandre tendo nesta família o modelo de santidade e felicidade. Recebam pelas mãos de Maria Letícia a Sagrada Família.
Entrada da Sagrada Família
Música: __________________________________

BENÇÃO FINAL

ASSINATURAS

SAÍDA

Músicas: ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário